Layout-Dinamico

História do tapete e do carpete


Nos dias de hoje, a presença de tapetes e carpetes nos mais variados ambientes tornou-se comum, uma vez que nos trazem não apenas encanto estético, mas também requinte, praticidade e conforto. Disponibilizamos aqui um breve histórico das Lojas Tabacow para você compreender nosso envolvimento milenar com a tapeçaria.

É curioso notar que o processo de confecção de tapetes já era o mesmo utilizado nas manufaturas tradicionais de hoje. O tapete mais antigo de que se tem notícia foi encontrado na Sibéria, com 2.500 anos de fabricação.  As tribos nômades, inicialmente utilizavam a tapeçaria como meio de sobrevivência, onde trançavam a lã fornecida por cabras e carneiros e assim se abrigavam das variações climáticas. Os tapetes também têm importância significativa na cultura árabe, pois está presente na sua história como peça importante na prática dos cultos religiosos.

 Marco Polo, o conquistador, foi quem trouxe os tapetes ao Ocidente. Geralmente dado de presente pelos califas da época, era objeto decorativo – só posteriormente ganharia seu uso mais contemporâneo, sendo colocado sobre o chão. Graças ao trabalho refinado que era sua fabricação e tingimento, os tapetes passaram a ganhar status de obra de arte


A fabricação mais comum dos tapetes foi sempre feita usando-se teares manuais. Até que foi concebido um sistema de teares mecânicos por Jacquard, onde ele utilizou referências pictóricas em cartões perfurados (o curioso é que  o mesmo sistema inspirou Charles Babbage a inventar o primeiro sistema mecanizado de cálculos).

Já na década de 50, o processo de produção pode ser dividido entre os diferentes maquinários usados neste ramo. A tapeçaria manual, devido ao seu alto valor e processo lento de fabricação, já não era mais usada industrialmente. O entrelaçamento era o processo mais utilizado na época, mas depois veio a rivalidade com o  novo Sistema Tufting.

O sistema, aproveitado até hoje, permitiu a confecção de carpetes. Incide num sistema similar às máquinas de costura e, tendo como fundamental característica o avanço da velocidade de produção e qualidade parecida ao dos teares manuais, com isso houve o incentivo e um impulso no setor, tornando tapetes e carpetes mais populares.

As Lojas Tabacow viraram sinônimo de carpetes de qualidade no Brasil, onde denota parceria e confiança, valores que sempre definiram a relação das Lojas Tabacow com clientes e fornecedores. Sempre atualizada tecnologicamente, as Lojas Tabacow firma-se como uma das empresas mais avançadas no setor.


topo



© 2017 Lojas Tabacow - Todos os direitos reservados
by Guest